15.7.11

Estou envergonhada com os resultados dos exames nacionais de Português e Matemática. Envergonhada e preocupada. Acho que dizem muito sobre o estado do Ensino em Portugal. Acho que dizem muito sobre os alunos que temos, não sobre as suas capacidades (não acredito que seja por aí) mas antes sobre a mentalidade e prioridades que têm.

Quando ouvi a notícia justificavam-se os resultados dos exames de Português com o facto de cada vez mais jovens optarem pela àrea das Ciências. Ok... e? Não percebo a relação. Não quero viver num país em que um médico ou um biólogo ou um qualquer profissional não domina a própria língua - o elemento mais básico de comunicação.

12 comentários:

Pocket of Sunshine disse...

Completamente de acordo... As coisas estão cada vez pior.

Beijinhos
Patrícia

Me disse...

Essa não é nem pode ser desculpa.

Eu estudei no agrupamento Cientifico-natural e tive 19 no exame nacional de português.

Inventam cada vez desculpas mais estapafúrdias...

andreia*'. disse...

Concordo PLENAMENTE!!!

teardrop disse...

Fiz um post sobre o tema, porque estudei na via científica e acho que essa desculpa é mesmo esfarrapada...

Jo disse...

Me, também eu tive 19 e não estando no agrupamento de científico, também não estava em Humanidades. Não é desculpa, não é justificação... é não pensar seriamente na situação em si (que me parece muito preocupante), tal como disse, o estado do Ensino e a mentalidade/preocupações dos jovens!

teardrop, já fui ver, já comentei... totalmente de acordo!

InêsDias disse...

Eu estudei na área de ciências e o português que eu tinha era exactamente igual ao português que tinham as pessoas que andavam na área de humanidades.Isso não tem nada a ver! Mas eu sempre fui boa aluna, e ia com 15 e 16's para o exame e cheguei a tirar 9 no de física e quimica e só tirei 10 no de matemática... E não foi por não estudar, acredita! Tem muito que ver com a facilidade/dificuldade dos exames! O de matemática deste ano, estive a vê-lo e era bastante dificil! Tanto que pessoas com 19 a matemática tiraram 11... A culpa não é só dos alunos, me parece...

Pampas disse...

Depois aparecem aquelas situações em que temos doutorados a mandarem cada erro que valha-me deus =| A minha mãe diz que lá no banco os doutores jovens mandam cada erro...pois é, optaram por ciências em vez de línguas =| Quem dá essas explicações ainda é pior que eles!!

Nokas* disse...

Infelizmente fugir das disciplinas menos fáceis não é solução. Aliás eu pergunto-me como é que há alunos que não gostam ou acham difícil a disciplina de Português. Afinal é a língua materna, aquela que aprendem desde o primeiro ano de escolaridade. Sem duvida que o ensino atravessa uma grande crise. E infelizmente não sei se há solução(a curto prazo) à vista.

Nokas disse...

Eu estudei ciência e tive óptima nota, isso não é desculpa...

Malas e Sapatitos disse...

Eu faço preparação para os exames de biologia, e quem não sabe interpretar os textos, não se safa com as notas necessárias para as áreas de cìências/saúde!

S. disse...

assino por baixo!

P&P disse...

Eu preparo alunos para os exames de Matemática A, B e Macs, e digo-te, tenho dois que me deixam :O

Uma não vem à explicação por que tem aulas de código e preocupa-se com matemárica "pró ano"; o outro falta a tantas como às que vem, faltam 8 dias pró exame e ainda não consegui dar-lhe 50% da matéria... Enfim são os alunos que temos e as prioridades que eles têm!