16.7.13

Estava para aqui a organizar umas fotografias...

... e dei-me conta que não vos cheguei a explicar isto!
 
Pois que, passados quase dois meses (shame on me... esqueci-me mesmo!) já vos posso contar o que era a tal surpresa.
 
O meu pai fez anos nesse fim-de-semana. E ele é daquelas pessoas a quem é tão complicado oferecer algum presente. Simplesmente porque não liga verdadeiramente a nada. Quer dizer, prefere mil vezes alguma coisa com um valor sentimental do que um qualquer perfume ou uma peça de roupa. Mas acontece que, por se irem esgotando ao longo dos anos, estávamos sem ideias em relação ao que oferecer. E eu lembrei-me que ele andava a falar há uma série de tempo em ir visitar a zona do Alqueva. Que há muitos anos que não passava lá, que ainda não tinha lá passado desde que fizeram a barragem, ... Aquelas coisas que, por circunstâncias da vida, vamos sempre adiando para "um dia".
 
Pareceu-me que era uma óptima oportunidade para concretizar isto, esse podia ser "o dia".
E que melhor presente de aniversário do que juntar a família cá de casa e ir passar um dia diferente, num sítio diferente?
 
 
No dia de aniversário, domingo, logo de manhãzinha: a surpresa.
Fazer a mala o mais rápido possível e seguir viagem, para aproveitarmos bem o pouco tempo que tínhamos.
 

 
Chegados ao grande lago do Alqueva. Uma vista fantástica. Uma calma impressionante.
Uma esplanada tão agradável com vista para tudo isto. Isto é qualidade de vida!
E há lugares realmente bonitos em Portugal.
 
 

 
Aproveitámos que estávamos ali tão perto e demos um saltinho ao interior das muralhas do Castelo de Monsaraz (Reguengos de Monsaraz). A vista, cá fora, é impressionante, e esta esplanada, já dentro das muralhas, um verdadeiro mimo. 

 
À noite, tentámos ir jantar ao tão famoso restaurante Sem Fim, mas não fomos bem sucedidos... não tínhamos feito reserva e já havia pouca coisa por ser domingo à noite (não fazíamos ideia que só abria ao fim-de-semana!). De qualquer modo, apeteceu-me fotografar esta frase, à entrada, que me pareceu tão acertada...
 
"Há quem passe por um bosque e só veja lenha para a fogueira.",
 L. Tolstoi
 
 
 
O hotel tinha um ambiente muito caseiro e acolhedor, com gente muito simpática. Estávamos praticamente sozinhos, sentimo-nos quase em casa. A piscina era muito convidativa, mas infelizmente não houve tempo para disfrutar dela.
 
 
Já de regresso a casa, na segunda-feira, passámos pela barragem do Alqueva.
Uma obra impressionante!
 
Para além de tudo isto falta referir uma coisa que, embora não tenha fotografado, merece ser salientada: a comida, senhores, a comida! Já toda a gente sabe isto, mas nunca é demais reforçar... que bem que se come no Alentejo!
 
Aconselho vivamente uma escapadinha para esta zona!
 
E foi esta a surpresa. Um dia e uma noite diferente e muito divertido, passado em família.
Apesar de ter sido pouco tempo compromissos profissionais chamavam por todos, soube bem. No fundo, são estas coisas que nos marcam, que nos enchem a alma, que ficam na memória e que nos fazem esboçar sorrisos quando são recordadas.

10 comentários:

Orquídea disse...

também já ofereci aos meus pais uma coisa assim...quando fizeram 25 anos de casados!!! O dinheiro é escasso e eles nunca passam férias! Então aqui a je fez uns bilhetes tipo de avião com o logotipo do local e tudo! Ficou tão fofo ^.^ eles adoraram MESMO!!!

disse...

Que surpresa gira!! De certeza que ele adorou :)!!

Mary disse...

Parece ser uma zona mesmo muito bonita! Gostei :)

Turista disse...

Querida Jo, que bela surpresa fizeram ao vosso papá! :)
São as minhas favoritas, esta surpresas, em forma de passeios ou estadias!
E que belas fotografias nos trouxeste da vossa viagem. :)
Beijinhos grandes.

Carla disse...

Não conheço, por isso obrigada pelas fotos!
Quanto ao vale, era perfeito para nós, que somos 5!!!

Xica Maria disse...

Também não conheço! Obrigada pela partilha de fotos!
Que presente original :)

Clau disse...

Foi uma surpresa bem gira :)
Não conheço o sitio, mas parece muito lindo*

Green disse...

Sem dúvida que foi uma bela surpresa :)

Ritinha disse...

Então mas passaste aqui à porta da minha casa e não disseste nada?! Ainda bem que gostaste aqui da minha santa terrinha. Eu moro cá, mas também nunca fui ao SEM FIM :p

aNaMartins disse...

que boa ideia! e ele de certeza que também adorou :D