24.1.14

Filmes #84

Tinha os dois primeiros filmes na minha lista para ver, mas só quando o terceiro saiu é que percebi que estavam relacionados, que são, na verdade, uma trilogia. Uma trilogia com a particularidade de os filmes terem sido lançados com 9 anos de diferença entre eles: o 1º é de 1995, o 2º de 2004 e o último de 2013.


Before Sunrise - Antes do Amanhecer


Antes do Amanhecer é o primeiro. É onde as vidas destas duas personagens se cruzam e esta história começa. É um filme maravilhoso, com uma história simples, de um acaso da vida, mas muito bem conseguido, que vale sobretudo pelos diálogos. É, aliás, através deles que vamos conhecendo a Celine e o Jesse.


Before Sunset - Antes do Anoitecer


Antes do Anoitecer é o segundo filme e passa-se exactamente 9 anos depois do 1º, altura em que as personagens se voltam a encontrar. Na minha opinião é ainda melhor do que o anterior, dentro do mesmo género, com diálogos envolventes, salpicados de humor, e, mais uma vez,  interpretações excelentes.


Before Midnight - Antes da Meia-Noite


Antes da Meia-Noite é o filme que fecha a a trilogia, e, diga-se, que o faz com chave de ouro. É provavelmente o meu favorito dos três.

Esta trilogia entrou directamente para o top dos meus filmes favoritos de sempre. A ideia é maravilhosa: acompanharmos a vida destas duas pessoas assistindo apenas a 3 dias. O facto de o tempo real que separa os filmes corresponder exactamente ao tempo que separa esses dias na vida destas personagens torna a história ainda mais especial e faz-nos envolver ainda mais com as personagens. Eu vi agora os três filmes praticamente de seguida, mas acredito que tenha sido ainda melhor para as pessoas que os foram vendo na altura em que sairam, uma vez que também elas tinham passado esses anos e talvez se pudessem rever ainda mais nas personagens e na história que é contada.  Outro ponto forte dos filmes, tal como já referi, é o facto de se resumirem, sobretudo, ao diálogo entre estas duas pessoas (e que diálogos... interpretações maravilhosas!). É através destes diálogos que vamos percebendo o que aconteceu na vida deles e vamos sentido o que mudou neles enquanto pessoas. No fundo é disto que se trata, é o filme da vida. Da vida da Celine e do Jesse. E eu admito que, no fim, fiquei com aquela nostalgia e com saudade destas personagens...

Se ainda não viram, vejam! Mesmo!

14 comentários:

C. disse...

Por acaso sabia que os outros 2 estavam relacionados, mas sinceramente nem me apercebi do 3º no ano passado! Realmente acho que também vou pegar este domingo e ver os 3 de seguida! Debaixo da mantinha e com um pacote de lenços ao pé :P

Beijinho :)

Strawberry Short Skirt

disse...

Eu ainda não vi o mais recente... :)

Sem Jeito Nenhum Blog

Inspired disse...

Depois da maratona dos óscares, é um must see! :)

Green disse...

Parecem-me muito interessantes.

Diana Santos disse...

ainda nao vi. Obrigada pela dica:)

homem sem blogue disse...

Já ouvi falar muitas vezes. Vou mesmo ter de ver.

homem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt

Sunshine disse...

Oh! Agora fiquei com curiosidade! (: Quando acabar a minha epoca de exames ja sei com o que me vou entreter! (:

TehTeh disse...

acho que só ouvi falar do ultimo, e nao me chamou a atenção...

xoxo

Mrs. BlueBerry disse...

Ainda não vi nem um nem outro. Obrigada pela dica.

Pretty in Pink disse...

Fiquei mesmo mesmo com curiosidade para ver esses filmes, como é possivel ainda não ter visto nenhum =( Vou ja por na minha lista ;)

Bom fim de semana!

Beijinho*

Joaninha Musical disse...

Obrigada pelas dicas minha querida amiga,adorei os trailers desses filmes,um dia ainda gostaria de assistir. Desejo que o teu mês de janeiro termine da melhor forma possivel. Muitos beijinhos,fica com deus e até breve!! http://musiquinhasdajoaninha.blogspot.pt

PrincesaQuaseRainha disse...

Eu vi-os todos. Vi os primeiros quando saíram e revi-os no ano passado para ver o terceiro.
Engraçado, o meu preferido é o segundo, mas gosto muito dos 3.

Carolina disse...

Nunca vi nenhum deles, mas já entraram para a lista! *-*

JR disse...

Oh, fiquei curiosa! Já está guardado o link deste post. Vai ser para ver depoisfe os miúdos irem dormir e que bem que vai saber! Obrigada pela partilha!