5.2.14

O livro que estou a ler #27 [Terminado]


E terminei a leitura do livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. Foi uma leitura rápida, uma vez que se trata de um livro relativamente pequeno e uma história para crianças. Confesso que em alguns momentos tive sentimentos contraditórios em relação a este livro; tal como o autor diz, é um universo non sense, e, portanto, muito diferente daquilo que estou habituada a ler. Ainda assim gostei muito, mas aconselho apenas a quem gosta realmente da Alice e deste mundo estranho que é o País das Maravilhas. Apercebi-me, também, de que há muitas personagens que aparecem nos filmes que não constam deste livro, e, pelo que me foi possível perceber, só surgem na história seguinte, Alice Através do Espelho, sendo que os filmes fazem uma espécie de mix das duas histórias. Uma das coisas que acho mais interessante em relação a esta história são as várias interpretações que já vi fazerem dela e das suas personagens.

Para quem nunca leu o livro, deixo-vos algumas das minhas passagens favoritas.

"- Podes dizer-me, por favor, como hei-de sair daqui?
- Isso depende muito do sítio para onde quiseres ir - respondeu o Gato.
- Não me interessa muito para onde... - disse Alice.
- Nesse caso, podes ir por um lado qualquer - respondeu o Gato."


"- Oh, não podes evitá-lo - disse o Gato. - Aqui, todos são loucos. Eu sou louco. Tu és louca.
- Como sabes que eu sou louca? - perguntou Alice.
- Tens de ser, de outro modo não estarias aqui."


"- Bebe mais chá - disse-lhe a Lebre de Março com um ar muito sério.
- Ainda não bebi nenhum - respondeu Alice, ofendida -, por isso não posso beber mais.
- O que queres dizer é que não podes beber menos - atalhou o Chapeleiro. - É muito fácil tomar mais do que nada."

6 comentários:

mary disse...

Li esse livro na minha juventude e adorei :) tem cada passagem mais linda! tenho que o reler um dia destes... é de fácil leitura e deixa-nos a pensar em muito coisa hehe
o que vais ler agora?
maryredhair.blogspot.com

Sónia TM disse...

Gostei muito

«"- Podes dizer-me, por favor, como hei-de sair daqui?
- Isso depende muito do sítio para onde quiseres ir - respondeu o Gato.
- Não me interessa muito para onde... - disse Alice.
- Nesse caso, podes ir por um lado qualquer - respondeu o Gato."
»

Sónia
Taras e Manias

Moa disse...

Já leste "Alice do outro lado do espelho"? Tb é giro

Jo disse...

Moa, ainda não mas fiquei com alguma curiosidade :)

O Blog da S. disse...

Gosto muito da hist.ª.

Green disse...

Parece-me muito interessante.