25.3.14

Breaking the spine [TAG]

Esta TAG foi traduzida pela Danii Reads e entretanto a mary (mary red hair) desafiou-me a responder, depois de ter respondido também.

Vamos então às perguntas!

1. Vincas/dobras as lombadas ou preferes manter o livro como novo?

Odeio vincar as lombadas dos livros, apesar de em alguns casos ser quase impossível não o fazer. Portanto, sempre que possível gosto de manter os meus livros como novos.

2. Para quem não gosta de lombadas dobradas, já o fizeram acidentalmente?

Como referi na resposta anterior, em certos casos é quase impossível não o fazer, que o diga o meu A Queda dos Gigantes, de Ken Follet, que, por ter muitas páginas, acabou por ficar com a lombada toda vincada depois de o ter lido... Agora que olho para a minha estante reparo também que o Harry Potter e a Ordem da Fénix também tem alguns vincos na lombada (e o Harry Potter e os Talismãs da Morte só se safou porque o tenho numa edição hardcover!).

3. Se comprares um livro usado em que a lombada venha dobrada, como te sentes?

Regra geral, quando compro um livro usado peço sempre algumas informações sobre o estado em que o livro se encontra e, se possível, algumas fotografias, para não ter surpresas desagradáveis. Nunca me chegou nenhum livro nesse estado, mas penso que se recebesse um livro em que a lombada estivesse vincada a minha reacção dependeria de vários factores: do quão dobrada/vincada estava a lombada, do dinheiro que havia pago pelo livro, de ter sido ou não avisada pelo vendedor...

4. Concordas ou discordas que um livro com a lombada estragada é um livro amado?

Não concordo nem discordo. Acho que cada um trata os seus livros como quer, e cada um mostra o seu amor por eles como bem entende... No meu caso particular, um livro com a lombada estragada não seria um livro amado, porque não gosto de o fazer a nenhum livro, muito menos aos livros de que gosto muito - apesar de ter noção que, regra geral, se lermos um livro mais do que uma vez é provável que este tenha um aspecto mais dobrado e usado do que um livro que nunca foi lido ou foi lido apenas uma vez. 

5. Como as lombadas nos hardbacks são mais difíceis de estragar ou nota-se menos, preferes comprar hardbacks ou paperbacks?

Não tenho o hábito de comprar hardbacks e quando o faço não é por ter medo que a lombada se estrague, mas sim porque ou é a única versão disponível no momento ou é uma edição que acho mais bonita e quero muito ter.

Não vou passar a TAG a ninguém em especial, mas sintam-se à vontade para responder e depois deixar aqui o link para eu ir espreitar!

6 comentários:

Sónia TM disse...

Bela TAG, gostei ;)

Sónia
Taras e Manias

Anónimo disse...

Eu sou tão esquisita com os livros, picuinhas mesmo!

My Pretty Mess blog
Página do facebook

Mia B. disse...

OMG.... uma tag sobre lombadas 'tá demais ! hehehhe

Bêzuh

* Mia *

TehTeh disse...

uau, uma tag só sobre lombadas é obra... mas alguem gosta mesmo de vincar lombadas????

xoxo

Jo disse...

Teh Teh, de acordo com algumas respostas que já vi, parece que sim... ;)

mary disse...

Hehehe somos um nadinha diferentes :) eu bem que espalmo os livros todos e gosto de os ver usaos :) mas não gosto de páginas dobradas nem cantos estragados. Mas cada um tem as suas manias e não significa que uns livros sejam mais amados que outros :)

* maryredhair *