25.3.14

Breaking the spine [TAG]

Esta TAG foi traduzida pela Danii Reads e entretanto a mary (mary red hair) desafiou-me a responder, depois de ter respondido também.

Vamos então às perguntas!

1. Vincas/dobras as lombadas ou preferes manter o livro como novo?

Odeio vincar as lombadas dos livros, apesar de em alguns casos ser quase impossível não o fazer. Portanto, sempre que possível gosto de manter os meus livros como novos.

2. Para quem não gosta de lombadas dobradas, já o fizeram acidentalmente?

Como referi na resposta anterior, em certos casos é quase impossível não o fazer, que o diga o meu A Queda dos Gigantes, de Ken Follet, que, por ter muitas páginas, acabou por ficar com a lombada toda vincada depois de o ter lido... Agora que olho para a minha estante reparo também que o Harry Potter e a Ordem da Fénix também tem alguns vincos na lombada (e o Harry Potter e os Talismãs da Morte só se safou porque o tenho numa edição hardcover!).

3. Se comprares um livro usado em que a lombada venha dobrada, como te sentes?

Regra geral, quando compro um livro usado peço sempre algumas informações sobre o estado em que o livro se encontra e, se possível, algumas fotografias, para não ter surpresas desagradáveis. Nunca me chegou nenhum livro nesse estado, mas penso que se recebesse um livro em que a lombada estivesse vincada a minha reacção dependeria de vários factores: do quão dobrada/vincada estava a lombada, do dinheiro que havia pago pelo livro, de ter sido ou não avisada pelo vendedor...

4. Concordas ou discordas que um livro com a lombada estragada é um livro amado?

Não concordo nem discordo. Acho que cada um trata os seus livros como quer, e cada um mostra o seu amor por eles como bem entende... No meu caso particular, um livro com a lombada estragada não seria um livro amado, porque não gosto de o fazer a nenhum livro, muito menos aos livros de que gosto muito - apesar de ter noção que, regra geral, se lermos um livro mais do que uma vez é provável que este tenha um aspecto mais dobrado e usado do que um livro que nunca foi lido ou foi lido apenas uma vez. 

5. Como as lombadas nos hardbacks são mais difíceis de estragar ou nota-se menos, preferes comprar hardbacks ou paperbacks?

Não tenho o hábito de comprar hardbacks e quando o faço não é por ter medo que a lombada se estrague, mas sim porque ou é a única versão disponível no momento ou é uma edição que acho mais bonita e quero muito ter.

Não vou passar a TAG a ninguém em especial, mas sintam-se à vontade para responder e depois deixar aqui o link para eu ir espreitar!

6 comentários:

Sónia TM disse...

Bela TAG, gostei ;)

Sónia
Taras e Manias

My Pretty Mess disse...

Eu sou tão esquisita com os livros, picuinhas mesmo!

My Pretty Mess blog
Página do facebook

Mia B. disse...

OMG.... uma tag sobre lombadas 'tá demais ! hehehhe

Bêzuh

* Mia *

TehTeh disse...

uau, uma tag só sobre lombadas é obra... mas alguem gosta mesmo de vincar lombadas????

xoxo

Jo disse...

Teh Teh, de acordo com algumas respostas que já vi, parece que sim... ;)

mary disse...

Hehehe somos um nadinha diferentes :) eu bem que espalmo os livros todos e gosto de os ver usaos :) mas não gosto de páginas dobradas nem cantos estragados. Mas cada um tem as suas manias e não significa que uns livros sejam mais amados que outros :)

* maryredhair *