8.4.14

O livro que estou a ler #34 [Terminado]


Orgulho e Preconceito, Jane Austen

A história não foi propriamente uma novidade, porque já conhecia por alto e já tinha visto o filme, apesar de não me lembrar muito bem... acho que tenho que o rever! Foi o primeiro livro que li da Jane Austen e gostei bastante. Ao princípio a leitura foi lenta, mas a cerca de meio do livro acelerou um pouco. De qualquer forma não é propriamente daqueles livros que devoramos num ápice. Gostei imenso das personagens, mesmo daquelas que me conseguiram irritar, porque a autora conseguiu transmitir através delas, das suas personalidades e das suas formas de pensar, aquilo que eram as características daquela época, os usos e costumes, a maneira de viver e de pensar daquela sociedade. Há também uma certa ironia presente nesta descrição que me fez gostar ainda mais do livro. É um clássico, não há muito a acrescentar ao que já foi dito, portanto só vos posso dizer que, se ainda não leram, leiam. Vale a pena!



E já viram esta edição linda (aqui) , da tal colecção de que já tinha falado aqui no blog? 
Maravilhosa!

9 comentários:

L. das horas disse...

Tenho o livro na mesinha de cabeceira há meses... se calhar pq tb já vi o filme... e os diálogos escritos não são propriamente fáceis, tenho de estar com muita atenção aos nomes. Se calhar vou arrumá-lo e ler outro...

Jo disse...

Pois L., também não achei uma leitura rápida, alguns diálogos requerem alguma atenção. Ainda assim vale a pena. Mas talvez não seja o momento para o leres... às vezes acontece ;)

Tete disse...

Confesso que já olhei para ele várias vezes, mas...
O filme vi e gostei. Gosto de tudo o que tenha contexto histórico ou marque uma época, mas coragem para o livro ainda não houve.

Gabs disse...

Eu não considero esse livro díficil de ler nem de acompanhar, mas também se há livro que posso considerar como preferido é esse.

Apontaste algo que também gosto muito na Autora, mas que isso já lhe é característico - a crítica dos pensamentos e costumes da altura em que vivia, algo que ela através das personagens consegue fazer muito bem.

Também já li Persuasão, que é bem mais suave que Orgulho e Preconceito e talvez de mais fácil leitura. A história é encantadora, devias experimentar.

Boas leituras :)

Jo disse...

Gabs, também não considero propriamente que o livro seja de difícil leitura. Mas acho que não é um livro que se leia rapidamente... é um bocadinho "massudo"... se é que me faço entender... Não num sentido depreciativo. Mas não será uma leitura ligeira, não é um livro que se leia numa tarde. Pelo menos foi isso que achei. Quanto ao Persuasão está na minha lista :)

Sónia TM disse...

Muito bom este

Sónia
Taras e Manias

L. das horas disse...

Olha, ontem, sempre peguei nele para ver se me fazia sono. Li 2 ou 3 capítulo. E não estive muito preocupada em ter a certeza de quem seria o mr. Smith, ou Mrs. não sei o quê... Ok, o Mr. Darcy e o Mr. Bennet sei quem são. :P

Cumpriu o propósito :)

C*inderela disse...

Acho que já disse, mas é dos meus livros preferidos. Como sociologa, gosto de conhecer um pouco as tradições, costumes ... de outros tempos, e nessa altura há uma grande distinção de classes, o que faz essas histórias românticas ganharem vida, os amores (quase) proibidos ... :)
Como já disseram, aconselho também o livro Persuasao da mesma autora.

Green disse...

Já ouvi falar muito bem deste livro.