16.10.14

Crumble de maçã: receita

Atendendo aos pedidos, partilho aqui a receita que usei para fazer o crumble. Digo-vos desde já que, como mencionei, foi a primeira vez que fiz e, portanto, esta não é "a receita", mas sim "uma" receita que pretendo ir modificando. Foi o mix possível das que fui encontrando pela internet tendo em conta os ingredientes que tinha em casa. Numa próxima vez vou testar com alguns frutos secos, como vi sugerido.


Ingredientes:
5 ou 6 maçãs
1/2 limão
1 c. sopa de canela
10 c. sopa de açúcar *
12 c. sopa de farinha
150 g de margarina (usei menos, talvez 100g)

Comecei por pré-aquecer o forno. Descasquei as maçãs, parti em pequenos pedaços e coloquei num pirex. Reguei com sumo de meio limão e deitei por cima uma colher de sopa de canela, envolvi tudo muito bem e deixei ficar.

Noutro recipiente parti a margarina (bem fria) em pequenos cubos e juntei os restantes ingredientes. Misturei-os com as pontas dos dedos até obter uma consistência semelhante a migalhas de pão.

Quando atingi aquilo que me parecia a consistência correcta, deitei este preparado cobrindo todas as maçãs. Levei ao forno cerca de 30 minutos... e ficou pronto!

Como vos tinha dito, foi para a sobremesa do jantar e, portanto, comemos assim mesmo, acabado de sair do forno só faltou a bola de gelado, que não tinha em casa. O que sobrou comemos frio e estava igualmente delicioso!


* Na próxima vez irei reduzir a quantidade de açúcar porque achei que não era necessário tanto, 
até porque as maçãs utilizadas já eram suficientemente doces...

14 comentários:

Manias de Mulher disse...

Tem tão bom aspeto! :)

FME disse...

Ainda hoje falei disto com uma colega! Ou melhor ela falou-me nisto :) este fim-de-semana vou tentar!

Jo disse...

FME, depois conta como correu :)

Princesa sem Reino disse...

Eu perco-me com isso! Adoro!!!!

Cat disse...

Obrigada pela receita.
Vou experimentar :)

inmyworldcat.blogspot.pt

Pretty in Pink disse...

Ai mulher que já estou a salivar :)

Beijinho*

Dona de Casa disse...

Obrigada por teres acedido ao pedido ;) o gelado não faz falta (calorias extra são dispensáveis) .
Beijos bom fds

L. das horas disse...

Eu gosto tanto disso :)

Su disse...

que bom aspecto :)

Su disse...

que bom aspecto :)

Frutinha disse...

Parece-me muito bem!!! Tenho de experimentar.
Prefiro mil vezes receitas assim simples com coisas "normais" do que aquelas que tem ingredientes manhosos que só se usam tipo 1x por ano.


∞ Desabafos e Coisas ∞

Maria Rita disse...

Esse tem muito bom aspeto, eu ando tentada a fazer mas ainda não aconteceu.

Green disse...

Gosto de bolos de maçã, mas têm todos o mesmo problema, a maldita canela!!

Jo disse...

Green, também não sou grande fã... mas nesta receita gosto! Mas podes sempre não pôr canela, de certeza que fica bom na mesma :)