6.4.15

O livro que estou a ler #68 [Terminado]



E já terminei este livro... e que bem que me soube voltar a Eça de Queirós! A sua escrita justifica, por si só, a leitura deste livro - e, acredito, de todos os outros da sua autoria. Este livro conta-nos, como o próprio nome indica, um mistério que tem início - na forma como a história nos é contada - na Estrada de Sintra. É muito interessante ir compreendendo o que aqui se passou e tudo o que a seguir aconteceu através das cartas e dos testemunhos dos vários intervenientes. E o mais engraçado é que esta história foi, de facto, publicada na época - em 1870 - no Diário de Notícias sob a forma de cartas anónimas... Só no fim é que os autores explicaram que se tratava de uma ficção, assumindo a autoria das cartas.
No entanto, e apesar de este ser considerado o primeiro romance policial português, não é um tipo de livro - pelo menos para mim - para se ler num ápice, mas antes para ir degustando - a história, a escrita, e o que fica nas entrelinhas... Aconselho a todos!

7 comentários:

Joana disse...

Nesses tempos os jornais deveriam ser tão interessantes, afinal eram a única via de comunicação. (:
Certamente que irei ler este livro!

Pretty in Pink disse...

Há muito tempo que não leio nada de Eça de Queirós, e tanto que gosto dele! Tenho de ler esse livro ;)

Beijinho*

C. disse...

por acaso acho que nunca li :x

disse...

Nunca li esse livro, mas fica a referência :).

S* disse...

Desconhecia a obra... deve ser cativante!

Green disse...

Já ouvi falar tanto e bem desse livro.

Mary disse...

Não conheço esse livro, apesar de já ter lido várias opiniões positivas aqui na internet sobre ele, um dia destes tenho que o ler ;)