29.9.15

Contem-me tudo! #21

Acho que já vos disse que ando a tentar fazer escolhas mais saudáveis na minha alimentação. Nada  muito drástico: coisas simples como ingerir mais água, incluir mais frutas e legumes nas minhas refeições, diminuir o consumo de bolos e bolachas - especialmente nos snacks da tarde, durante a semana -, diminuir os hidratos de carbono, comer mais peixe... Pequenos passos!

Sei que não sou a única e que anda uma vaga de alimentação saudável por aí. Sigo até uma série de pessoas no instagram e noutras redes sociais em quem me inspiro e que me ajudam a aprender algumas coisas, dando dicas de refeições e alimentos mais saudáveis.


Uma das preocupações que vejo referida mais vezes é a de evitar a farinha de trigo, tendo visto já inúmeras sugestões de outras farinhas que podem ser utilizadas em substituição desta. Pretendia até escolher uma delas para começar a usar cá em casa, mas a verdade é que já vi tantas sugestões que nem sei bem qual será a melhor escolha, qual a mais saudável, qual a mais prática e versátil... Não me apetecia comprar um pacote de cada farinha que já vi ser sugerida (porque se não, só com isso, saio carregada do supermercado...), mas gostava de ter uma ou duas opções que me permitissem substituir totalmente a farinha de trigo nas receitas mais simples.

A farinha integral é uma boa opção? Dá para substituir totalmente a outra ou torna as coisas muito secas? Será melhor a de aveia? A de arroz? Outra? Ajudam-me? Se também têm esta preocupação contem-me lá o que costumam usar aí em casa...

6 comentários:

Xica Maria disse...

Sempre ouvi falar muito bem da farinha integral! Mas nunca usei :))

Mary disse...

Também não entendo muito bem disso, mas vai ser um assunto que mais dia menos dia terei de perder uns tempos a pesquisar.

Esse disse...

Olá. O problema da farinha não é propriamente a farinha ou gluten, mas sim o processo de fabrico e de refinação da mesma.
A farinha integral do supermercado é farinha branca misturada com um pouco de casca. A melhor opção, se puderes, é farinha biológica (as farinhas do Celeiro). Existe de trigo integral, branca sem refinação, existe também de outros 2 tipos de trigo para uso frequente: kamut e espelta (estas últimas, caríssimas).

Se usares farinha integral, tens que usar 70% branca + 30% branca. A farinha integral pura tem demasiada fibra para o que o nosso organismo está habituado e assim é mais fácil de digerir.

Em vez das farinhas, podes também usar outros cereais em grão, como o millet, o couscous, o bulgur, a quinoa.

Espero ter ajudado!!
Beijocas.

Jo disse...

Esse, ajudaste bastante, muito obrigado! Esclarece-me só... disseste que ao usar farinha integral tenho que usar 70% + 30% mas falaste em ambas as vezes de branca... Acredito que tenha sido um lapso. Podes só explicar-me isso, por favor? :)

Green disse...

Eu não uso muita farinha cá em casa, confesso.

MAG disse...

Nunca tinha pensado nisto e também gostei da resposta da Esse. Vou ficar à espera dos desenvolvimentos. O millet e a quinoa já cá tenho em casa, andei a ler o livro da Dra. Ana Bravo e fui comprar.