18.3.16

Filmes #135


Child 44 - A Criança nº 44


Desde que li o livro (que adorei, tal como vos disse na altura, e que entrou directamente para o top dos meus livros favoritos de todos os tempos) fiquei com imensa vontade de ver o filme! Mas o tempo vai passando e não houve oportunidade... Até que no fim-de-semana passado decidi que já estava mais que na altura de o ver!
E o que vos posso dizer? Eu sou suspeita, eu sei. Adorei o livro e portanto parti com expectativas bem elevadas - mesmo sem querer, por vezes é inevitável. Mas sinceramente acho que o filme não fez mesmo jus ao livro... Eu compreendo que é complicado fazer a adaptação sem retirar algumas coisas (ainda para mais em livros deste género, em que temos não só a história principal, como parte da história de vida do protagonista e a descrição do contexto histórico, político, social, económico... em que tudo isto decorre) mas pareceu-me que se cortou de mais e que as alterações que foram feitas não abonaram a favor da história. 

Além disso acho que o filme se tornou confuso. Não sei se o problema foi meu, por já ter lido o livro, por saber a história, por saber o que ia acontecer (pelo menos no livro...), mas fiquei com a sensação de que quem vê o filme sem ter lido o livro ou sem saber ao que vai é capaz de não perceber tudo... (se tiveram esta experiência de ter visto o filme sem ter lido o livro, contem-me o que acharam!)

Mas atenção, nem tudo é mau! Gostei bastante das interpretações, sobretudo da do Tom Hardy. Acho que esteve mesmo muito bem no papel de Leo Demidov!

Enfim, não é um filme mau, mas ficou muito aquém daquilo que eu acredito que poderia ter sido, tendo em conta o livro em que se baseia.

Fica o conselho: leiam o livro! Mesmo!

4 comentários:

Lea disse...

Oh pá, só sugeres livros que parecem bem o género que eu gosto, mas a biblioteca cá da cidade não tem nada! Ca nervos!!

Olha, tu tens conta no Goodreads?

Jo disse...

Lea, tenho sim, mas só "privada", do blog não tenho nada. ;)

Green disse...

Vai para a lista.

Cynthia disse...

Geralmente, as pessoas ficam desiludidas quando vão ver o filme depois do livro!